A Fibra Óptica

É muito comum escutar sobre a fibra óptica quando se fala em internet e velocidade de internet, mas uma dúvida que sempre vem é – “por qual motivo ela é melhor?”.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a Fibra Óptica e sobre suas vantagens e diferenciais.
As fibras óticas são filamentos flexíveis fabricados em materiais transparentes como fibras de vidro ou plástico e que são utilizados como meio de propagação da luz. As fibras ópticas são geralmente muito finas, com apenas alguns micrômetros de espessura (10-6 m), mas podem ter vários quilômetros de comprimento. Fibras ópticas têm diversas aplicações, sendo a transmissão de dados uma das mais comuns.

Fibra Óptica e suas resistências

Resistência a interferências eletromagnéticas: Os cabos de fibra óptica são feitos de materiais dielétricos, e a propagação da luz no interior desses materiais não sofre interferência por ondas eletromagnéticas externas.

O que traz maior segurança e torna a fibra tão popular, pois os cabos de cobre normalmente são mais visados e costumam ser furtados com maior frequência

Vantagens

Continuamos agora, falando um pouco sobre as vantagens da Fibra Óptica levantando alguns pontos importantes e destacando a importância desse material.

• Baixa atenuação de sinal: Diferentemente dos cabos condutores, as fibras ópticas conseguem transmitir informações com pequenas perdas: cerca de 0,2 dB/km (0,2 decibéis – unidade de intensidade da energia carregada pela onda).

• Custo: Os cabos de fibra óptica são mais baratos que os cabos condutores de cobre.

• Vida útil: Esse tipo de cabos tem uma vida útil muito longa, estimada em mais de 100 anos de uso contínuo.

• Espaço: Em razão da sua taxa de transferência de dados, os cabos de fibra óptica ocupam espaços muito menores do que os cabos convencionais.

Agora para finalizar, aqui vai algumas outras formas em que a fibra óptica é normalmente utilizada

• Transmissão de dados: As fibras ópticas podem ser usadas para transmitir dados de internet, telefone, televisão, redes, rádio etc.

• Obtenção de imagens: As fibras ópticas podem ser usadas para obter imagens de lugares de difícil acesso, uma vez que a luz pode ser refletida em seu interior por grandes distâncias.

• Sensores: Por meio das fibras ópticas, é possível construir uma grande variedade de sensores capazes de variações sensíveis de temperatura, pequenas deformações em sólidos, frequências de luz, polarização da luz etc.

Agora que você entende um pouco mais sobre Fibra Óptica, venha conhecer a nossa Ultra Velocidade! Estabilidade e conexão de internet para você e sua família não se preocuparem com travamentos.

Add Comment

12 + três =